qualimouracursos.com.br

Como achar emprego depois dos 40 anos

Você faz parte da geração X ou Y e está procurando emprego? O primeiro passo é fazer um curso de qualificação, atualizar o seu currículo e fazer um planejamento estratégico eficaz para encontrar um emprego depois dos 40 anos de idade.

Mas você está em dúvida se faz parte da geração X ou Y? Só por curiosidade, a geração X é formada pelos nascidos nos anos 60 e 70. Já a geração Y é composta por quem nasceu nas décadas de 80 e 90.

Ou seja, é um batalhão de pessoas que cresceram, namoraram, estudaram, casaram, tiveram filhos e trabalharam sem as influências das redes sociais e da internet.

Em síntese o mundo mudou. Profissões que antes eram essenciais, como a de telefonista, hoje são dispensáveis. Cursos que antigamente eram fundamentais, como datilografia, hoje praticamente nem existem mais.

Por isso não importa a idade, mas sim a sua mentalidade. Atualizar-se, sair da zona de conforto e, quem sabe, mudar de carreira. Tudo isso vale a pena na hora de procurar emprego depois dos 40 anos.

Yes, you can!

Certamente achar emprego depois dos 40 anos é possível. Desde que seu currículo esteja atualizado.

Quando se inicia a carreira, lá pelos 20 anos de idade, não se imagina que ela terá uma interrupção depois de duas décadas.

Independentemente da situação, seja uma demissão, uma mudança de cidade, a vontade de conquistar um emprego melhor ou o desejo de trabalhar depois de os filhos estarem criados, o título de desempregado começa a pesar sobre seus ombros.

Mas a boa notícia é que é possível achar um emprego depois dos 40 anos, sim!

Aliás, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou a faixa etária dos trabalhadores brasileiros e mostrou que, em média, de cada 10 trabalhadores, de 3 a 4 têm mais de 40 anos no Brasil.

Veja o percentual:

  • 2,7% são menores de idade;
  • 14% têm entre 18 a 24 anos;
  • 40% têm entre 25 a 39 anos;
  • 37% têm entre 40 a 59 anos;
  • 6,5% estão acima de 60 anos.

Portanto, o mercado de trabalho valoriza os veteranos devido à experiência e o conhecimento adquirido ao longo da vida.

Dê destaque para os seus pontos positivos

Como foi dito inicialmente, o mundo mudou. O mercado quebrou muitos paradigmas. Por exemplo, se antigamente o empresário tinha receio de contratar uma funcionária que viesse a engravidar, hoje não tem mais, afinal de contas, o salário-maternidade é pago pelo INSS.

E se, há algumas décadas, os maiores de 40 anos tinham maior dificuldade para conquistar um emprego, atualmente não há mais resistência.

O livro “Finding Work After 40” (Encontrando emprego depois dos 40), dos autores Liam Mifsud e Robin McKay Bell, desmistifica algumas crenças.

Uma delas é que as pessoas mais velhas têm menos energia. No entanto isso não é verdade porque os veteranos são mais focados.

Outro mito é que os mais maduros são menos ágeis, mas cientificamente não há diferença entre os mais jovens. O que conta é a disposição e a dedicação ao trabalho.

Portanto, como você pôde notar, iniciar uma nova carreira ou conseguir um novo emprego depois dos 40 anos é algo simples.

Mas para agilizar o aprimoramento do seu currículo, opte por fazer um curso profissionalizante no qual você obterá o diploma em curto espaço de tempo e poderá enriquecer o seu currículo.

Nesse sentido, conheça os cursos oferecidos pela Escola de Cursos Profissionalizantes e Industriais QualiMoura, em Sorocaba. Clique aqui e entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *