qualimouracursos.com.br

Investir no funcionário: dicas para ter resultados rápidos

Investir no funcionário é uma atitude inteligente de todo gestor. Afinal de contas, se a empresa quer um time qualificado, nada melhor que tomar a iniciativa de oferecer treinamentos, pagar cursos ou subsidiar a capacitação.

Isso porque, no dia a dia das empresas, é possível perceber que o número de funcionários que investem em cursos, palestras e qualificação profissional é muito baixo.

Afinal de contas, muitos trabalhadores ainda não perceberam a importância de ter um currículo atualizado, com todos os certificados exigidos para exercer a profissão.

Uma grande parte dos profissionais só faz isso quando perde o emprego. Aí, na intenção de se recolocar no mercado de trabalho, se matricula numa escola profissionalizante e faz o curso às pressas.

Contudo, se você é um empresário preocupado com a qualidade dos seus colaboradores e entende que o treinamento dos funcionários é um investimento e não um gasto, acompanhe o restante deste artigo.

Investir no funcionário: siga os passos

Se você tem uma equipe com mais de cinco ou 10 funcionários é hora de pensar em como qualificar esses colaboradores a fim de que todos estejam motivados e preparados para o trabalho.

Sendo assim, veja os 4 principais passos para investir no funcionário e obter retorno de forma rápida.

1.Defina prioridades

O primeiro passo é definir prioridades. Ou seja, olhe para a sua equipe e veja quais são as necessidades primordiais: é aumentar o conhecimento técnico, é melhorar o atendimento ao cliente, é ampliar as habilidades pessoais? Depois disso, defina os cursos que são mais urgentes para a atual realidade da sua empresa.

2.Faça um cronograma

Se o orçamento estiver curto, faça um cronograma de treinamentos. Por exemplo, primeiro os funcionários do setor operacional, depois administrativo e, assim, sucessivamente. É bom estabelecer um cronograma para a liberação desses profissionais, já que os treinamentos devem ser feitos em horário comercial.

3.Crie metas e as monitore

Analisar o retorno do investimento feito na capacitação de colaboradores é um desafio, mas que é perfeitamente possível. Nesse sentido, crie metas a serem atingidas com o treinamento e depois as monitore para identificar a performance dos seus colaboradores.

4.Motive seu colaborador

Se mesmo após o treinamento, o seu colaborador insiste em repetir antigos hábitos ou não contribuir com o alcance de metas, considere a possibilidade de um feedback mais incisivo. Se mesmo assim, os resultados não vierem, verifique a possibilidade de substituição.

Porém, se pelo contrário, o seu colaborador apresentar aumento da produtividade, sugestão de novas ideias, alcance de metas e outros resultados positivos, demonstre sua gratidão motivando o seu colaborador.

Mas como? Com um reconhecimento público, uma folga a mais na semana, uma promoção ou premiação interna.

Conclusão

Para concluir, investir no funcionário não é coisa apenas de grandes empresas. Micro e pequenas também podem apostar suas fichas nos seus empregados visando sempre a melhoria de resultados da empresa.

Nesse sentido, a QualiMoura Cursos Industriais possui um amplo portfólio de cursos profissionalizantes. Existem ótimas condições para empresas que querem fazer parcerias na capacitação dos seus colaboradores. Entre alguns dos cursos estão:

Além desses, você confere muitos outros. Basta acessar o site clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *