qualimouracursos.com.br

O que o PIB de Sorocaba tem a ver com a minha carreira?

Você já parou para pensar o que Sorocaba tem a ver com a sua carreira? A cidade é um polo industrial que estimula a geração de empregos. Então aproveite e leia este artigo para saber mais sobre o PIB de Sorocaba e como você pode se valer dessa informação para crescer profissionalmente.

O PIB é uma sigla muito falada nos telejornais, não é mesmo? Então saiba que ele significa Produto Interno Bruto. O indicador é um valor que representa a soma de todas as riquezas geradas em uma determinada região.

Nesse sentido Sorocaba é uma cidade privilegiada, pois gerou um PIB de R$ 30,59 bilhões. Para se ter uma ideia, esse é o 10º maior PIB do estado de São Paulo e o 22º maior do país.

Agora que você já sabe a posição do PIB de Sorocaba, veja a seguir mais detalhes sobre os setores mais aquecidos da cidade.

Quais os setores que mais empregam em Sorocaba?

Portanto se você está desempregado ou querendo mudar de emprego, saiba que o setor mais aquecido da economia sorocabana é o segmento de serviços.

Para confirmar essa informação acompanhe as estatísticas do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referentes a Sorocaba. No decorrer de 2018 foram abertas 2777 novas vagas neste setor.

Veja alguns exemplos de profissões do setor de serviços:

  • Serviços de consultoria
  • Corretagem de imóveis
  • Turismo
  • Serviços técnicos
  • Restaurantes

Enquanto isso, indústria e comércio perderam vagas no ano passado. A indústria chegou a fechar 97 vagas, enquanto que o comércio encerrou 88 postos.

Mas a boa notícia é que nos primeiros quatro meses de 2019 o setor de indústria de transformação alcançou 755 novas vagas e o de construção civil abriu 351 novos postos. O reaquecimento também poderá repercutir no PIB de Sorocaba nos próximos anos.

Como você pôde perceber, as oportunidades existem, mas é preciso estar preparado para atender às necessidades do mercado.

Como eu posso me preparar?

Cursos na área industrial abrem portas para novo emprego

A cidade de Sorocaba tem mais de 671 mil habitantes. Sua economia é baseada principalmente na indústria. Como consequência o salário médio do trabalhador sorocabano é de 3,2 salários mínimos, comprovando o PIB de Sorocaba em expectativa de elevação.

Seguindo a vocação industrial da cidade, a prefeitura de Sorocaba divulgou que 12 grandes empresas anunciaram R$ 230 milhões em investimentos no município em 2019.

Tais investimentos irão gerar, pelo menos, duas mil novas vagas diretas. Sem considerar as vagas indiretas.

E para que você possa aproveitar as oportunidades que estão para se confirmarem até o final deste ano, você precisa estar com o currículo atualizado para ser competitivo caso o PIB de Sorocaba se amplie.

Se você tem apenas o ensino médio, sendo que o último curso de atualização já completou aniversário, é melhor rever seus conceitos e investir na sua carreira para ser um profissional reconhecido e valorizado no mercado.

A Escola Profissional QualiMoura possui um grande leque de cursos industriais e profissionalizantes. Eles têm duração de três a quatro meses e fornecem um aprendizado completo com certificado reconhecido pelas instâncias superiores.

Então para conhecer nossas opções acesse o link e saiba mais. Se estiver em dúvida, é só entrar em contato conosco pelas nossas redes sociais ou pelo site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *